29 outubro 2006

Xian - A Muralha

Xian, capital da província de Shaanxi, esteve em tempos no centro do mundo chinês: dois séculos antes de Homero e da fundação de Roma, já era uma grande cidade na cena mundial. Era o terminal oriental das rotas da seda e daí retirou a oportunidade de intensos contactos com o mundo muçulmano e o budismo, dando e recebendo influência.

Xian é uma das poucas cidades ainda muralhadas: um rectângulo de 14 kms de perímetro. A muralha tem 12 metros de altura, uma largura na base entre 15 e 18 metros, uma largura no cimo entre 12 e 14 metros - mas já não está completa.
0 comments

Xian - Túmulo do Primeiro Imperador

O exército de soldados de terracota, descoberto acidentalmente por camponeses em 1974, é um importante sítio arqueológico. Trata-se de uma componente do túmulo de Qin Shi Huang, isto é, "o Primeiro Imperador de Qin" (como Ying Zheng se chamou a si próprio). Ying Zheng acedeu ao trono do Estado de Qin com 13 anos, derrotou os Estados vizinhos, procedeu a uma grande unificação territorial e administrativa (moeda única e escrita única, nomeadamente), reprimiu em grande e intensamente - e tratou de construir para si próprio um túmulo majestoso.

Os milhares de guerreiros em terracota são apenas o círculo exterior do complexo tumular. Originalmente coloridos, os soldados compõem um exército com as diferentes armas (cavaleiros, arqueiros, besteiros, infantaria, ...) e com diferentes posições na hierarquia.



Todas as estátuas são personalizadas: nenhum guerreiro é igual a outro. Cada um terá tido por modelo uma pessoa diferente. Muitos tinham originalmente armas verdadeiras, que se encontram guardadas (notem-se as suas mãos vazias, apesar da posição de agarrar alguma coisa). Dado o avançado tratamento anti-corrosão que receberam originalmente, há espadas que ainda hoje cortam suficientemente bem para poderem continuar a cumprir a sua missão.


Uma zona que reproduz parte dos comandos do exército.


Este exemplar, preservado com mais cuidado do que a primeira geração de achados, exibe ainda vestígios do cromatismo das estátuas originais.



Este ainda não foi salvo das contusões da história. (Foto de Margarida Marques.)

0 comments

Xian - Pagode do Ganso Selvagem

O Pagode, com os seus vários andares, enquadrado no mosteiro da Grande Beneficiência.


Ao fundo, por trás do Buda, as gruas que vão construindo um "parque temático": construções "como se fossem antigas" para os turistas verem.



Estatuetas variadas nos pátios do mosteiro.


Pormenor de um enorme painel em jade, que ocupava a totalidade das paredes de uma sala.
0 comments

Xian - Bairro Muçulmano

O Bairro Muçulmano, no qual se encontra a Grande Mesquita, testemunha o diálogo histórico entre esta cidade e as influências que se trocavam pelas rotas da seda.


0 comments

Xian - Casa de funcionário público

Interior da antiga residência de Gao Yue Song. Esse senhor, com apenas 12 anos de idade, ficou em segundo lugar no exame imperial, o "concurso para funcionário público" que era notavelmente igualitário (apenas baseado no conhecimento apurado dos candidatos). O imperador homenageou-o oferecendo-lhe esta casa rica, que agora tem 86 divisões.


Espectáculo de sombras chinesas, na dita casa que agora é um centro cultural.

Reserva de figuras para as sombras chinesas.

0 comments

Xian - A Grande Mesquita

A maior ou uma das maiores da China, a mesquita de Xian data de meados do século XVIII com esse uso - mas os edifícios originais tinham já sido construídos há centenas de anos. A mesquita é essencialmente um grande espaço aberto ajardinado, em torno do qual se dispõem os edifícios.

Entrada para a Grande Mesquita de Xian.

0 comments

(E assim se passa um aniversário diferente.)

CLICAR AQUI PARA IR PARA O DIA SEGUINTE
0 comments