28 outubro 2006

Hutongs de Pequim

Os hutong (ruelas estreitas) constituem a sobrevivência do casario e do tipo de vida antigo na cidade de Pequim. Os hutong de Pequim apareceram depois de os exércitos de Gengis Khan terem devastado a cidade. Sob a dinastia Qing havia mais de 2000; nos anos 1950, cerca de 6000; actualmente, menos de 2000. Ameaçados pela "modernização" urbana, estão agora a ser encarados como mais valia turística e começam a ser preservados. A casa típica dos hutong é baixa e cinzenta: um quadrado pequeno, com um pátio no centro (frequentemente ocupado com um acrescento).

Loja de chás.

Vendedor de várias bugigangas, entre as quais souvenirs maoístas.

Cabeleireiro de rua.

Mercado popular: fervilhante como todos os bons mercados em qualquer parte do mundo.



(Foto de Margarida Marques.)







Na "casa típica" do hutong, preparada para turista visitar, talvez este pormenor seja genuíno: uma miniatura de um guerreiro de terracota de Xian esquecida num canto de uma janela.

0 comments

Pequim - Templo do Céu

Era no Templo do Céu que o Filho do Céu (o Imperador) celebrava em tempos os ritos solenes, designadamente para obter boas colheitas, solicitar a clemência divina e expiar os pecados do povo. A construção combina elementos quadrangulares e elementos circulares: o céu é redondo e a terra é quadrada, segundo uma antiga crença chinesa.


Pequenos protectores em vigília permanente nos telhados: quantos mais melhor.

Interior do templo onde se orava pelas boas colheitas.






CLICAR AQUI PARA IR PARA O DIA SEGUINTE

0 comments