05 novembro 2006

Hong Kong, Região Administrativa Especial

( Clicar sobre o mapa para ampliar.)
0 comments

Capitalismo vermelho ou jogo de espelhos?

0 comments

Hong Kong, a ilha

Visão nocturna de Hong Kong (recolhida ontem à noite, quando chegámos e subimos até aqui para jantar).



Edifício do Banco da China, notando-se aqui três fachadas de alturas diferentes. (Este edifício distingue-se bem na foto nocturna que aparece acima.)





Edifício sobranceiro a Repulse Bay, com vista para o mar (fotografado num repente da janela do autocarro de transportes públicos em que nos deslocávamos).


Mulheres filipinas, empregadas domésticas, no seu dia de folga. Havia literalmente milhares delas pela rua, em pequenos grupos que se conglomeravam em grandes batalhões, por todos os lados. Dedicando-se às mais diversas actividades (dança, cartas, conversa, leitura, ...).



Retrato oblíquo do casal vogando entre prédios.
0 comments

Kowloon, península

À chegada a Kowloon, a torre do relógio dominando a praça do cais.


A ilha de Hong Kong vista da península de Kowloon.


O Passeio das Estátuas tem muitas estátuas, mas nem todas se ajeitam tão bem a uma sesta. O dorminhoco não está com um olho aberto por causa da fotografia, mas porque acordava cada vez que ao lado batiam palmas à demonstração de artes marciais.



Assistindo a uma demonstração de artes marciais.


Arte nas ruas de Kowloon, para uns verem enquanto outros fazem compras nas dezenas de lojas das melhores marcas ocidentais.


Regressando de Kowloon a Hong Kong de barco, notamos a torre do relógio perdida no meio dos altos prédios.


Olhar para a ilha de Hong Kong de dentro do Museu das Artes, na península dos Nove Dragões (esse é o significado chinês do nome da península).
0 comments

Gu Wenda no Museu das Artes, em Kowloon

Gu Wenda, nascido em Xangai em 1955 e formado no seu país natal, é um dos artistas plásticos chineses de maior renome internacional, vivendo e trabalhando actualmente em New York. Tem exposto em inúmeros países ocidentais e orientais.
Um do seus trabalhos mais recentes, a "Série das Nações Unidas", foi desenvolvido entre 1993 e 2004 e exibido em mais de vinte países. A instalação que aqui vemos pertence a essa série.
Aspecto geral da instalação de Gu Wenda. Gu Wenda é um renovador das artes tradicionais chinesas: esta instalação dá uma nova dimensão à caligrafia com pincel de tinta - ao mesmo tempo que se cruza com as tendências para dar ao corpo humano um papel central na expressão artística. Trabalhos anteriores de Wenda já tinham renovado a arte da caligrafia de outro modo: usando falsos caracteres chineses, por si inventados.
Esta instalação intitula-se "Monumento da China: Templo do Céu" e é construída com cabelos humanos, de pessoas de muitas terras de todo o mundo, diferentes raças e ambos os sexos, que compõem "falso texto": palavras em caracteres imaginários do chinês e de outras línguas que existem à face da terra.


O lugar central concedido aos cabelos humanos nesta instalação é significativo. Os cabelos, mesmo quando arrancados ou cortados, mantêm memórias muito precisas do corpo que os criou (permitem uma identificação individual precisa). O cabelo está associado, de formas diferentes de cultura para cultura, à vida e à morte, à privacidade, à hereditariedade, à fé, à identidade, ao nacionalismo, etc. . Para os chineses, o corpo, o cabelo e a pele representam o património dos antepassados. O humano concreto e particular cruza-se com a globalização nesta obra, na qual também se cruzam as nossas memórias culturais (Dalila derrotou Sansão cortando-lhe os cabelos...).





Wenda quer que a sua instalação seja habitável. Daí a presença de mesas, cadeiras e bancos.



No Verão/Outono de 2006, o Hong Kong Museum of Art, localizado em Kowloon, apresentou esta instalação de Gu Wenda numa exposição intitulada "Hair Dialogue". Nessa exposição integrava-se também a instalação "Memorize the Future", da artista chinesa Leung Mee-ping (nascida em Hong Kong em 1961, ano de boa produção como é sabido). A imagem abaixo é desse trabalho de Leung Mee-ping.


(Foto de Margarida Marques.)
0 comments

Auto-retrato em Hong Kong


Espero que tenham gostado!

E agora ...




CLICAR AQUI PARA VOLTAR AO INÍCIO

0 comments